Hoje, 13 de Dezembro

Mal-entendido?

"Se sofrer como cristão, não se envergonhe disso, antes glorifique a Deus com esse nome" (2Pe 4:16).

Texto para reflexão: Atos 14:21-28

Lembra-se do tempo das mensagens por telegrama? Por serem caros, reduzia-se o número de palavras, mesmo prejudicando a clareza do texto. Às vezes tinha-se de enviar outro para explicar o primeiro. Paulo e Barnabé disseram aos cristãos de Listra, Icônio e Antioquia algo que, mal compreendido, pode dar uma ideia diferente do sentido original. A frase é "através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus" (At 14.22b - ARA). Tirada a frase de seu contexto, alguém poderia deduzir que a salvação oferecida por Deus é resultado direto dos sacrifícios que fazemos para demonstrar nossa religiosidade, justificando as demonstrações de "fé" que envolvem autoflagelo, caminhada sobre os joelhos e pagamento de penitências. Todavia, não há nada que possamos fazer para merecer a salvação. Só a ideia de pressupor que o homem pode fazer alguma coisa que o leve a merecê-la ofende a graça de Deus expressa na morte de Jesus na cruz. Por outro lado, fala-se muito em um tipo de "evangelho" que oferece ao fiel a possibilidade de seguir a Cristo como quem vive em um "mar de rosas". Tudo é alegria, sem espaço para problemas, tristeza e dificuldades. É verdade que Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias, e que o Espírito de Deus nos consolaria em todos os momentos, mas a ideia de vida cristã fácil nunca passou pela mente dos apóstolos. Basta olhar como viveram e morreram. O que Paulo e Barnabé disseram é que devemos considerar nossa entrada no reino de Deus como o mais importante, apesar da vida de tribulações que atinge a todos, inclusive os cristãos. Quando passar por momentos difíceis, lembre-se que em Jesus pertencemos ao reino de Deus e que nada pode afastar-nos de seu amor. Esta confiança pode não eliminar seus problemas, mas o ajudará a passar por eles. - JED

Cllique para ler a mensagem do dia anterior
O problema é pensar que, quando se é cristão, não pode haver problemas.
As mensagens diárias publicadas são extraídas de edições avulsas do Pão Diário. Esse livro é editado anualmente pela Rádio Trans Mundial, levando até o leitor palavras de ânimo, conforto e edificação espiritual. Se o visitante quiser adquiri-lo, entre em contato através do telefone (011) 5031-0857 ou pelo E-Mail vendas@transmundial.com.br